Problemas de pele e estresse

Por: Dra. Gabriela Nero Mitsuushi, publicado em: 11/05/2020

VOCÊ SABIA QUE MUITOS PROBLEMAS DE PELE PIORAM COM O ESTRESSE?
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Nessa quarentena, temos vivido tempos difíceis de ansiedade 💥 e rotinas muito diferentes. Frente a situações estressantes 🧨, a pele é um dos primeiros órgãos a sinalizar que algo não vai bem conosco 🎭 Isso porque a pele e o sistema nervoso têm a mesma origem embriológica: os dois se originam na ectoderme. Assim, exercem influência mútua♻️ e há problemas de pele que podem se agravar com fatores psicossomáticos 🙇🏻‍♀️ Saiba quais problemas de pele pioram com o estresse:
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🌵 ESPINHAS: o estresse aumenta a atividade das glândulas sebáceas. A pele fica mais oleosa e pode haver crises de acne.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
💢 ALERGIAS: a coceira é uma sensação subjetiva e se relaciona a diversos fatores emocionais, psicológicos e neurológicos. Então quando há muito estresse ou ansiedade, pode aumentar a sensação de coceira e consequentemente há mais crises de alergias, como dermatite atópica, eczemas e urticária.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🔆 DERMATITE SEBORREICA: o aumento da oleosidade e a diminuição da imunidade aumentam as descamações no couro cabeludo e no rosto, muitas vezes acompanhadas de coceira
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👩🏻‍🎤VITILIGO: doença auto-imune que provoca manchas brancas na pele. O fator emocional pode piorar o problema.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🕯PSORÍASE: doença crônica de pele, provoca descamações no corpo e couro cabeludo. Não é contagiosa e também pode piorar com o estresse. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
👨🏼‍🦲 ALOPECIA AREATA: doença auto-imune que provoca falhas lisas nas áreas pilosas (cabelos, barba). O fator emocional pode ser um gatilho para crises.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🍷 ROSÁCEA: o estresse pode agravar crises de rosácea. O rosto fica vermelho, quente e sensível, podem surgir nódulos e pus.

 

Consulte um médico dermatologista e tire suas dúvidas.

Postado por: Dra. Gabriela Nero Mitsuushi, publicado em: 11/05/2020

CRM 150 187 | RQE 61066
Especialidades: Dermatologia


Comente sobre este artigo

Você também pode gostar destes artigos