Dia Mundial da Atividade Física

Por: Dra. Talita Politano Galiza Vidal, publicado em: 07/04/2022

Dia 6 de abril comemoramos o Dia Mundial da Atividade Física.
A atividade física regular auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes tipo2, vários tipos de cânceres, dores musculoesqueléticas; além de beneficiar saúde mental, saúde cognitiva, sono e bem estar geral.
A recomendação da OMS é que adultos devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbia de intensidade moderada ou mínimo de 75 a 150 minutos de atividade intensa, associado a 2 dias semanais mínimos de atividades de fortalecimento muscular que envolvam os principais grupos musculares.
Adultos e idosos com condições crônicas devem substituir o tempo sedentário por atividade física de qualquer intensidade, inclusive baixa. Lembrando que em idoso, a atividade física ajuda a prevenir quedas e lesões relacionadas ao declínio da saúde óssea e da capacidade funcional.
Crianças e adolescentes de 5 a 17 anos devem realizar 60 minutos por dia de atividade física moderada a vigorosa, sendo que a maior parte dessa atividade deve ser aeróbica. É interessante para esse público, incorporar atividades vigorosas, assim como aquelas que fortalecem os músculos, em pelo menos 3 dias na semana.
Vale salientar que, para qualquer grupo dos citados, deve-se começar a prática de atividade física em menor quantidade e gradativamente aumentar frequência, intensidade e duração à medida que a capacidade e condicionamento físico se desenvolvem.
Antes de começar a se exercitar, faça um check up médico para avaliação de sua saúde, estado físico geral e direcionamento para as atividades mais indicadas no seu caso.

Postado por: Dra. Talita Politano Galiza Vidal, publicado em: 07/04/2022

CREFITO/3 79100-F
Especialidades: Fisioterapia


Comente sobre este artigo

Você também pode gostar destes artigos

Artigos

Câncer de mama e sobrepeso

Dr. Lísias Nogueira Castilho

Artigos

Doenças Raras

Dra. Ana Mondadori dos Santos