Quando falamos de Oftalmologia nos referimos às consultas de rotina que devem ser feitas anualmente ou de acordo com a solicitação médica para seguimento do paciente. Funciona como uma PREVENÇÃO na detecção de doenças oculares que poderiam causar sequelas graves em indivíduos sem sintomas. Algumas doenças quando diagnosticadas e tratadas em estágio inicial evitam perdas de visão, reversível ou até mesmo irreversível. Por isso é tão importante ressaltar a diferença desta consulta de oftalmologia geral para exames de óculos realizados em muitas ópticas por profissional sem qualificação médica. Nestas últimas é avaliado apenas o grau dos óculos, sem a investigação profilática de várias doenças graves que podem causar até mesmo cegueira.
Normalmente, as consultas nessa especialidade envolvem:
1. Medida da acuidade visual com a avaliação da refração (ou grau de óculos)
2. Exame de fundo do olho
3. Medida da pressão ocular
Caso o oftalmologista perceba algum fator que mereça maior atenção, ele pode solicitar exames mais detalhados e, se necessário, encaminhar o paciente para um outro especialista da área da oftalmologia.
Todo médico oftalmologista é capacitado a examinar adultos e crianças.
Principais Patologias:
Miopia – Dificuldade para longe
Hipermetropia – Dificuldade para distâncias mais próximas
Astigmatismo – Deformidade da visão em vários pontos
Presbiopia – Dificuldade para perto
Cirurgias
Aparelho Digestivo é um ramo da que estuda as doenças que oriundas dos órgãos responsáveis pela digestão dos alimentos
Veja maisA otorrinolaringologia é uma das especialidades mais tradicionais da medicina. Como o próprio nome diz, ela abrange os cuidados da região do nariz, garganta e ouvidos.
Veja mais