Doutora tenho alergia ao calor? O que isso realmente significa?

Por: Dra. Mônica de Freitas Leitão, publicado em: 28/01/2019

Durante a época do verão muitas manifestações de pele podem aparecer, algumas delas relacionadas a alergias. Mas o que realmente o calor causa?

Em crianças a causa mais comum de alergia de pele, que se agrava com o calor, é a Dermatite Atópica (DA). A DA costuma aparecer como primeira manifestação de Alergia, evoluindo com melhora clínica com a idade, aparecendo subsequentemente as Alergias Respiratórias como Asma e Rinite Alérgica. Normalmente se tem um histórico familiar de alergias. As lesões de pele são avermelhadas, descamativas e coçam muito. Em bebês aparecem principalmente nas bochechas e pescoço, e em crianças maiores e adultos em dobras. A causa desta alergia é o ácaro, e por problemas de constituição da pele, estes pacientes costumam apresentar pele muito seca, que coça quando o paciente se submete a altas temperaturas ambientais e sua. Mas na verdade a alergia não é ao suor, mas sim ao ácaro da poeira.

A Dermatite de Contato é outra manifestação alérgica que pode se agravar com o calor. Esta doença já é mais comum no adulto, e se deve a substâncias que entram em contato diretamente com áreas específicas da pele e causam alergia. As lesões estão relacionadas apenas com a área de contato e normalmente aparecem como placas descamativas, avermelhadas e pruriginosas.  Se faz necessário realizar um teste específico de alergia denominado Patch Test (ou Teste de Contato) que identifica a substância causadora da alergia. Algumas destas substâncias são fotossensibilizantes, isto quer dizer que a exposição aos raios UV (ultravioleta) agravam seu potencial de desencadear a inflamação alérgica, mas na verdade o calor não é a causa desta alergia.

Por fim gostaria de descrever a reação alérgica que é devido ao calor única e exclusivamente. Esta doença se chama Urticária Física ao Calor. Se manifesta pela presença de urticas, com placas avermelhadas que coçam e desaparecem em horas sem deixar lesão residual. Não há inflamação da pele, muito menos ressecamento e a causa se deve a temperatura elevada. Pode causar desconforto na época de verão e deve ser tratada conforme a gravidade de cada caso por um Alergista.

Caso o paciente apresente alguma destas lesões descritas deve sempre procurar por um Alergista para diagnóstico confirmatório com os Testes Alérgico e tratamento específico.

Postado por: Dra. Mônica de Freitas Leitão, publicado em: 28/01/2019

CRM 729 29
Especialidades: Alergia / Imonologia


Formação

– Graduação Medicina -Puc Campinas 1990
– Pediatra – Universidade Estadual de Campinas 1992
– Alergia e Imunologia – Universidade Estadual de Campinas 1994
– Mestrado em Farmacologia – Universidade Estadual de Campinas 1996
– Doutorado em Imunologia – Universidade Estadual de São Paulo 2002

Comente sobre este artigo

Você também pode gostar destes artigos